sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Blizzard VS Servidores Privates

Atualizado em 16/08/2010 15h11
Blizzard processa jogador que criou servidor pirata em US$ 88 milhões
Alyson Reeves chegou a ganhar US$ 3 milhões com o servidor ilegal. Acusada ainda pode recorrer da decisão.

A produtora Blizzard venceu um processo de US$ 88 milhões contra uma jogadora norte-americana por criar e administrar um servidor pirata do game on-line “World of warcraft”. A decisão da justiça ocorreu na Corte Central da Califórnia na quinta-feira (12) e, além da quantia milionária, pediu que o servidor ilegal fosse desativado.
Alyson Reeves, conhecida como Scapegaming, chegou a ganhar cerca de US$ 3 milhões ao cobrar dos usuários para utilizarem o servidor pirata do game on-line massivo de maior sucesso no mundo. A Blizzard entrou na justiça contra a jovem em outubro passado, acusando a jovem de violar a licença do jogo e pirateá-lo.
No valor de US$ 88 milhões inclui US$ 3 milhões adquiridos por mensalidades do servidor ilegal que deverão ser devolvidos à Blizzard e US$ 85 milhões por perdas e danos. Reeves ainda poderá recorrer da decisão.


Nesta segunda feira, 16 de agosto, a notícia acima, divulgada pelo site G1, espalhou-se rápidamente, mas foi no site Wow Girl que a repercursão da notícia mostrou resultados.
Nos comentários, a retaliação aos servidores privates, principalmente ao Wow Brasil, foi massiva e a ética desses servidores foi questionada; e, no Wow Brasil, que pude acompanhar, o caos entre players anunciando o armagedon do servidor ativo desde 2006.
Não endendo nada de leis envolvem esses casos, mas o que este Reeves fez foi cobrar mensalidade para uso do server.
O que meu amigo Fernando, em conversa por msn, me disse a respeito de servidores que podem ser processados, como o caso de Scapegaming, são os que cobram mensalidades ou com emuladores de 96% a 99% (aproximando da realidade da Blizzard), o que não é o caso dos servidores privados mais conhecidos do Brasil, como bem sabemos (principalmente o Wowbr).
Mas acima de tudo isto está a lei. Até onde os servidores privados podem sair ilesos de um processo como esse? O que os proteje ou expõe? E a ética: é certo ou errado perante a lei o apoio a servers privates?
Uma coisa é fato: sempre existiram servidores privados de vários jogos onlines e eles sempre existirão. São inevitáveis. E quem nunca fez uso de um, que atire a primeira pedra.

2 comentários:

  1. a blizzard tmb ganha com servidor pirata q não funfa direito que nem o wowbrasil, imagina, vc joga num troço tudo bugado, sempre vai querer jogar no original que tudo funciona né. Pra eles é lucro servers que nem o Wowbrasil, é só uma porta pra vc conhecer o jogo e querer jogar na blizzard.

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  2. Eu concordo! O maior divulgador da Blizzard são os pirates... cof cof... digo... PRIVATES rsrrssr
    Afinal, é tipico do ser humano testar antes de pagar: o cara joga no piratinha, gosta, quer jogar com tudo certinho e vai pra Blizzard. Conhecemos muitos que fazem isso, não é mesmo? Eu, inclusive, jogo em ambos.
    E, pelo que dei uma pesquisada, o Wowbr está fora desse grupo de risco.

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